ANNONACEAE

Annona coriacea Mart.

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Annona coriacea (ANNONACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

5.952.528,998 Km2

AOO:

1.144,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Espécie de ampla distribuição ocorre nos Estados do Pará, Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná (Maas et al., 2012 ).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie é amplamente distribuída, ocorrendo em diversos Estados brasileiros.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Espécie caracterizada pelas folhas coriáceas, com base cordiforme e flores laranja a laranja rosadas (Lobão, com. pess.). Nomes-populares: "araticum", "marolo", "articum" e "araticum-liso" (Nascimento, 2008).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Sim
Detalhes: Annona coriacea Mart. (Annonaceae), temsuas folhas usadas na medicina popular como carminativa, estomáquica,anti-reumática e anti-helmíntica por via oral e, externamente, em compressas ebochechos, no tratamento de estomatite, nevralgias e cefaléias, bem como, naforma de cataplasma em furúnculos e úlceras para induzir a supuração, estudosrevelam suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas (Souza et al.,2007). O pó das sementes é utilizado como pesticida (Nascimento, 2008).

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: A espécie é abundante, podendo apresentar uma população de mais de 100.000 indivíduos. Na EstaçãoEcológica de Jataí, Luís Antônio, SP foram estimados 59 ind./ha (área de 1.735,55ha) (Pereira-Silva et al., 2004). No Parque Nacional da Serra do Cipó, MG, A. coriacea apresentou DA de 66,7ind./ha (Meira Neto; Saporetti Junior, 2002). Em Rio Pardo de Minas, MG aespécie apresentou um dos maiores IVI(valor de importância) na comunidadeestudada (20,83) e Densidade Relativa de 10,53% (Couto et al., 2009). Em fragmentode cerrado do Valério em Itirapina, SP, Aoki et al. (2006), encontraram 18,75ind./ha. Em um estudo comparativo na Faz. Brejão, Brasilândia, MG, Oliveira etal. (2006) amostraram 69 ind. no ano de 1997 e 77 ind. em 2004.

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Pantanal
Habitats: 2.1 Dry Savanna
Detalhes: Annona coriacea é uma espécie arbórea de 3 a 18 m de altura, com ramos castanho-claros ferrugíneos, próximos à inserção dasfolhas e flores. Folhas coriáceas, obovadas, glabras na faceventral, com tricomas simples, ferrugíneos, na face dorsal. Inflorescênciaterminal, três flores. Flores laranja a rosa-alaranjado. Fruto sincárpico, ovado (Maas et al., 2001; Pontes et al.,2004). Possui dispersão zoocórica e frutificação de agosto a outubro (Approbato; Godoy, 2006).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A espécie ocorre em alguns Estados do Nordeste do país em área de caatinga. Entretanto, como estetipo de vegetação vem sofrendo grande impacto antrópico na Paraíba e em outrosEstados do Nordeste, a espécie pode estar correndo risco de extinção, uma vezque aparenta ser rara no Estado (Pontes et al., 2004).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Considerada "Rara" (R) pela Lista vermelha daflora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Ações de conservação (2):

Uso Proveniência Recurso
Bioativo
Annona coriacea Mart. (Annonaceae), tem suas folhas usadas na medicina popular como carminativa, estomáquica, anti-reumática e anti-helmíntica por via oral e, externamente, em compressas e bochechos, no tratamento de estomatite, nevralgias e cefaleias, bem como, na forma de cataplasma em furúnculos e úlceras para induzir a supuração, estudos revelam suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas (Souza et al., 2007).
Uso Proveniência Recurso
Bioativo
O pó das sementes é utilizado como pesticida (Nascimento, 2008).